Melhorar a gestão não é a única solução para aumentar o lucro de bares e restaurantes durante a crise. Para faturar mais, o empreendedor do setor precisa investir em novos serviços e levar o negócio para o mundo digital. Essa foi a maior lição dos empresários que participaram do segundo dia do PEGN Labs, evento promovido pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” e pelo GLOBO. Uma das principais atrações do Rio Gastronomia, o encontro oferece conteúdo qualificado, dicas de gestão, informações de mercado e networking com empresários e especialistas do setor.
Para compensar o movimento baixo nos restaurantes, uma das saídas é criar seus próprios produtos e atuar no varejo, afirma Cristiana Beltrão, fundadora do Bazzar. Com o objetivo de diversificar sua atuação, ela lançou uma linha de produtos que inclui molhos, cafés e doces, oferecidos em 800 pontos de venda no Brasil e no exterior. “A estratégia fez com que a Bazzar chegasse a novos mercados, entre eles Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão e Alemanha”, diz. “E a internacionalização me ajuda a enfrentar a crise”, diz.
Danio Braga, fundador da pousada e restaurante Locanda Della Mimosa, localizada em Petrópolis, decidiu apostar em novos serviços para aumentar a receita, que vinha caindo nos últimos meses. “Festas de casamento, que traziam um faturamento bom, não seguram mais as contas”, diz. “Depois de pesquisar e refletir muito, ampliei o portfólio de serviços. Agora faço leilão de vinhos, organizo eventos corporativos e ofereço diversos tipos de cursos de gastronomia. Além disso, produzo massas, cervejas e geleias”, diz.
Ir além do básico é uma necessidade, diz Priscila Sabará, fundadora da startup FoodPass. Ela conta que os consumidores, principalmente aqueles abaixo dos 30 anos, encaram um jantar com uma experiência. Para atraí-los, é preciso oferecer alguma atração junto com o prato. “Eles gastam mais quando o encontro em um restaurante tem viés cultural”, diz. Segundo a especialista, restaurantes e bares podem investir em festas temáticas ou que contam a história por trás de uma receita, encontro com os cozinheiros, palestras de educação alimentar e até oficinas com crianças. “O importante é que haja uma interação com o dono do negócio”, diz.
Redes sociais
Quando se fala em interação, não se pode esquecer a importância das mídias sociais para os bares e restaurantes. Ferramentas como Facebook e Instagram são poderosas ferramentas para promover o negócio. Durante o PEGN Labs, dois especialistas em plataformas digitais – o consultor Cristiano Santos e dono do Paris 6, Isaac Azar – deram dicas sobre o que fazer e o que não fazer nesses ambientes online.
Segundo Santos, os empreendedores devem ficar de olho nas datas especiais. Nessas ocasiões, os usuários adoram interagir e falar sobre os assuntos que estão bombando. Ele deu como exemplo o dia dos Pais. “Em datas assim, vale preparar um prato diferente para os pais, ou fazer uma promoção. E, alguns dias antes da comemoração, divulgá-las nas redes sociais para gerar engajamento e atrair clientes”, explica.
Caso o seu bar o restaurante seja alvo de críticas nas redes sociais, o especialista recomenda agir com calma. “Em momentos assim, o primeiro impulso é responder de maneira agressiva ao internauta que fez a reclamação. Não faça isso. Uma réplica malcriada pode resultar em uma crise ainda maior. O melhor é se acalmar e responder respeitosamente”, afirma Santos.
Para Isaac Azar, os empreendedores devem ter o máximo cuidado com o que o postam. Ele fala com conhecimento de causa, pois tem experiência no que se refere a confusão nas redes. Em 2013, ele deu um “selinho” no então jogador do Corinthians Emerson Sheik. O momento foi fotografado e caiu nas redes. “Fizemos isso pensando que seríamos aplaudidos por adotar uma posição contrária a homofobia. No entanto, a torcida do Corinthians ficou irada”, diz.
Quando o empreendedor se vê no centro de uma polêmica, o melhor é tentar transformar o momento ruim em algo bom. Azar relembra outro caso que aconteceu em janeiro desse ano, quando um vídeo de uma mulher escorregando na frente do Paris 6, em São Paulo, durante uma enchente, se tornou viral. “A internet entrou em polvorosa. Muitos me culpavam pelo acidente”, diz.
O dono do restaurante teve uma ideia. Lançou uma campanha para encontrar a personagem do vídeo. Quando a achou, decidiu dar à ela acesso vitalício ao pratos do Paris 6 – dessa maneira, a crise se transformou em uma ação positiva. “No final, todo mundo saiu ganhando nessa: eu, a moça e o Paris 6”, diz Azar.