Para quem trabalha com vendas, o período de férias dos clientes representa um desafio. Com o fim de ano se aproximando e muita gente entrando em recesso, muitos vendedores já sabem que os contatos se ausentarão por algum tempo, o que pode levar a uma desaceleração nos negócios.
Porém, ao contrário do que muitos empreendedores acreditam, este período de ausência pode representar uma grande oportunidade de consolidar ainda mais o relacionamento com os clientes, ou de repensar sua estratégia. Confira uma lista, originalmente publicada no site da revista “Entrepreneur”, com algumas estratégias a serem consideradas no fim do ano
- Envie materiais extras
Envie, por correio ou de forma eletrônica, materiais sobre a sua empresa para clientes de férias. Esse tipo de conteúdo pode ajudar a marca a solidificar a sua posição, mesmo quando boa parte da clientela está ausente. É importante que esse material seja pensado como uma forma serena de atingir o cliente em período de inatividade e não como uma obrigação para aqueles que são próximos da marca. A intenção deste tipo de material não é persuadi-lo a comprar e sim informar, entreter e mantê-lo fiel. - Olhe para dentro
Quando seus clientes estão fora, o empreendedor tem mais tempo livre. É o momento ideal para “se mexer” e pensar em novos produtos, estratégias e projetos. Caso seus contatos estejam fora de contato, trabalhe para buscar novidades. - Dê um tempo para estabelecer o primeiro contato
Seu cliente provavelmente terá uma boa quantidade de trabalho para colocar em dia quando voltar do período de férias. Para se reconectar com essas pessoas, uma boa dica é esperar que a rotina volte à normalidade. Esperar alguns dias para retomar o contato pode ser inteligente, pois essa espera dá a oportunidade do cliente resolver todas as pendências.
Assim, essa tentativa de contato não ficará perdida no meio de tantos e-mails não lidos se a pessoa tiver alguns dias para se organizar e se livrar de tudo aquilo que não tem utilidade.
- Agende uma reunião
Marcar uma reunião para quando o cliente retornar garante a oportunidade perfeita para colocar tudo em dia. Certifique-se de que existe realmente uma intenção para o compromisso, para que o tempo não seja perdido e reúna todas as informações importantes que devem ser levantadas depois do período de pausa.
Fonte: PEGN
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