21 °c
Praia Grande
17 de junho de 2025
Boa Vista SCPC
PG CARD LOJISTA
PG CARD USUÁRIO
2ª Via Boleto
WEBMAIL
  • INÍCIO
  • A ACEPG
  • BENEFÍCIOS
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
    • ACEPG
    • ACONTECE NA ACEPG
    • ATUALIDADES
    • BOA VISTA SCPC
    • CIDADE
    • ECONOMIA
    • EMPREENDEDORISMO
    • EVENTOS
    • MULHERES EMPREENDEDORAS
    • SEBRAE
    • VÍDEOS
  • GUIA DE ASSOCIADOS ACEPG
  • ATENDIMENTO
Nenhum resultado
Exibir todos os resultados
Portal ACEPG
PUBLICIDADE
  • INÍCIO
  • A ACEPG
  • BENEFÍCIOS
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
    • ACEPG
    • ACONTECE NA ACEPG
    • ATUALIDADES
    • BOA VISTA SCPC
    • CIDADE
    • ECONOMIA
    • EMPREENDEDORISMO
    • EVENTOS
    • MULHERES EMPREENDEDORAS
    • SEBRAE
    • VÍDEOS
  • GUIA DE ASSOCIADOS ACEPG
  • ATENDIMENTO
Nenhum resultado
Exibir todos os resultados
Portal ACEPG
Nenhum resultado
Exibir todos os resultados

O setor de crowdfunding no Brasil

31 de agosto de 2021
em EMPREENDEDORISMO
Tempo de leitura:4 mins de leitura
0 0
A A
128
VISUALIZAÇÕES

A pesquisa Retrato do Financiamento Coletivo no Brasil revelou aspectos importantes do mercado nacional de crowdfunding. Realizado pelo Catarse em parceria com a Chorus, o estudo se baseou no mapeamento de quatro pontos:

  • Conhecer o perfil das empresas de crowdfunding do país.
  • Analisar o cenário atual do financiamento coletivo no Brasil.
  • Compreender comportamento e motivações das pessoas que apoiam projetos desse tipo.
  • Apresentar como trabalham os realizadores desses projetos.

Para o desenvolvimento da pesquisa, foram entrevistadas 3.336 pessoas no período de agosto a setembro de 2013. Os participantes faziam parte da base de usuários da plataforma Catarse, composta de assinantes da newsletter do site e de seguidores de suas redes sociais.

Os resultados, obtidos por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, foram apresentados em quatro blocos, a saber, perfil, financiamento, rede e realizadores. Confira a seguir cada um deles.

Perfil

Esta etapa da pesquisa procurou entender o comportamento das pessoas que participam de projetos de financiamento coletivo no Brasil. Constatou-se que os projetos de crowdfunding já mobilizaram pessoas de todos os estados brasileiros.

No entanto, a maioria das pessoas está concentrada no Sudeste, que abrange 63% dos participantes de crowdfunding entrevistados. Em seguida estão participantes das regiões Sul (20%) e Nordeste (9%).

Em relação ao gênero, a maioria dos participantes é do sexo masculino, representando quase 60% do público. Além disso, a parcela de 25 a 30 anos da população e pessoas com mais escolaridade são as mais engajadas.

Outro dado relevante é a constatação de que 64% das pessoas que fazem o financiamento coletivo acontecer no Brasil ganham até R$ 6 mil por mês.

Entre os empreendedores entrevistados, 32% haviam aberto seu negócio há no máximo três anos e 23% há mais de 10 anos. A pesquisa constatou que 68% dos empreendedores entrevistados enxergam potencial de financiamento coletivo em seus negócios e que 81% dos estudantes entrevistados estão interessados em empreender projetos próprios após se formarem.

É importante notar também que o público é bastante ativo no consumo pela internet e está disposto a pagar mais caro por um produto que faça um bom trabalho socioambiental.

Financiamento

Neste ponto, o objetivo da pesquisa era descobrir qual é o entendimento dos brasileiros a respeito do assunto e como eles têm utilizado o crowdfunding.

Assim, constatou-se que 45% dos entrevistados conhecem o conceito de financiamento coletivo há mais de dois anos e que o ligam a um novo modelo de economia. Além disso, 54% já apoiaram de dois a cinco projetos.

Os projetos que os entrevistados mais têm interesse em apoiar se dividem em:

  • Projetos artísticos e culturais de forma independente.
  • Iniciativas com viés social e/ou ambiental, que fortaleçam comunidades de forma responsável e solidária.
  • Projetos com viés empreendedor, que viabilizem novas empresas, produtos e iniciativas.

Rede

A pesquisa também quis saber o que deve ser feito para expandir o mercado de financiamento coletivo no Brasil.

A ideia era saber como se configuram os círculos de influência de uma campanha de crowdfunding e como um projeto atinge diferentes estratos sociais.

Constatou-se que o círculo de influência ocorre em função de três esferas de apoio:

  • Ignição de projetos: compreende amigos e parentes que estão dispostos a ajudar um projeto. São esses os apoiadores mais valiosos, responsáveis pela ignição de um projeto e pelo estímulo psicológico inicial da campanha. Tudo fica mais difícil sem eles, pois representam de 55% a 80% dos recursos que serão captados por um realizador.
  • Realização de projetos: este círculo é composto por pessoas que receberam recomendações sobre um projeto da rede de influências de seus conhecidos diretos e parentes.

    O mais importante aqui é a comunicação sobre o projeto: quanto mais distantes as pessoas estão de um acesso direto ao realizador, mais necessidade sentem de assegurar a credibilidade da iniciativa proposta. A dica é se comunicar bem e ser transparente sobre os objetivos da proposta.

  • Interesse público: trata-se do momento em que um projeto ultrapassa os outros círculos por trabalhar temáticas que são de interesse público, por gerar comoção ou por fazer boas campanhas a ponto de expandir a rede de influência do projeto a totais desconhecidos.

Muitos participantes sugeriram que campanhas de publicidade são um ótimo caminho para divulgar o modelo do financiamento coletivo.

No entanto, a própria lógica de recomendação da plataforma favorece que projetos com apelo popular espalhem aos quatro ventos a novidade do financiamento coletivo e tragam mais apoiadores, que passam a circular na plataforma. Isso influencia no apoio a vários outros projetos.

Realizadores

Entre as pessoas que mais realizam projetos de financiamento coletivo no Brasil, estão as que têm de 25 a 30 anos (37%) e as com idade de 31 a 40 anos (28%).

Outro ponto importante levantado pela pesquisa é que 32% dos realizadores do crowdfunding são empreendedores/donos de empresa. Além disso, para eles os projetos se tornam bem-sucedidos quando há uma boa estratégia de divulgação ou uma forte relevância social, que pode contar inclusive com apoio de amigos e familiares.

Ainda assim, os entrevistados complementaram que transparência, qualidade e recompensa são os fatores que importam na hora de decidir apoiar ou não uma campanha.

Origem: SEBRAE
Post Anterior

Marketing de Experiência: o que é e como sua empresa pode investir

Próximo Post

3 cuidados para não transformar sua alta produtividade em burnout

Próximo Post

3 cuidados para não transformar sua alta produtividade em burnout

EDITORIAS

  • ACEPG
  • ACONTECE NA ACEPG
  • ATUALIDADES
  • BOA VISTA SCPC
  • CIDADE
  • ECONOMIA
  • EMPREENDEDORISMO
  • EVENTOS
  • GESTÃO 2021/2023
  • MULHERES EMPREENDEDORAS
  • SEBRAE
  • VÍDEOS
PUBLICIDADE
ACEPG
Rua Espírito Santo, 782 Boqueirão - Praia Grande/SP CEP: 11700-190 | Telefone: (13) 3476-2828
Contate-nos: contato@acepg.com.br

INSTITUCIONAL

  • Nossa História
  • Estatuto ACEPG
  • Regimento Interno
  • Balanço Patrimonial
  • Diretoria Executiva
  • Presidentes Anteriores
  • Núcleo da Mulher Empreendedora

BENEFÍCIOS

  • SEBRAE
  • SEST/SENAT
  • IBRESP
  • Trasmontano – Igesp
  • Unimed Santos
  • Boa Vista
  • Plano Funerário
  • Clube de desconto
  • SESI Cubatão

SERVIÇOS

  • Boa Vista SCPC PF
  • Boa Vista SCPC PJ
  • PG Card
  • Certificado Digital
  • Locação de Salas
  • Política de Privacidade
  • Comercial
  • Comunicação
  • Atendimento
  • Regras WhatsApp

© 2024 Portal ACEPG Todos os Direitos Reservados | Powered by Agência Ativa9.

Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Iniciar sessão

Add nova Playlist

Nenhum resultado
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • A ACEPG
  • BENEFÍCIOS
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
    • ACEPG
    • ACONTECE NA ACEPG
    • ATUALIDADES
    • BOA VISTA SCPC
    • CIDADE
    • ECONOMIA
    • EMPREENDEDORISMO
    • EVENTOS
    • GASTRONOMIA CAIÇARA
    • MULHERES EMPREENDEDORAS
    • SEBRAE
    • VÍDEOS
  • GUIA DE ASSOCIADOS ACEPG
  • PODCAST ACEPG
  • CONSULTA BOA VISTA SCPC
  • CONSULTA PG CARD LOJISTA
  • CONSULTA PG CARD USUÁRIO
  • ATENDIMENTO
  • 2ª VIA BOLETO
  • WEBMAIL ACEPG
  • REGRAS WHATSAPP
  • Reinauguração, aniversário e posse.
  • Participe da campanha: “Dia dos Namorados ACEPG – 2025!”
  • Regulamento da Campanha “Dia dos Namorados ACEPG – 2025”

© 2024 Portal ACEPG Todos os Direitos Reservados | Powered by Agência Ativa9.