A Prefeitura de Praia Grande deu início às obras dos novos leitos de UTI no Hospital Municipal Irmã Dulce que serão utilizados para possíveis atendimentos relacionados a Covid-19, conhecida popularmente como Coronavírus. No total, a unidade ganhará 30 novos leitos deste tipo. Os serviços seguem em ritmo acelerado e se estenderão pelos próximos dias.

Os trabalhos atendem todos os critérios técnicos necessários para este tipo de ação na área da Saúde e estão concentrados em dois espaços no Hospital. A ampliação está ocorrendo no quarto andar da unidade, com a construção de 20 novos leitos, além da criação de outros 10 no setor térreo.

“Importante explicar também que a Cidade fez uma parceria com o Hospital Casa de Saúde para utilização de outros 20 leitos de UTI. Desta forma, gradativamente, também encaminharemos pacientes para esta unidade particular. Assim, conseguiremos desafogar a rede municipal”, explicou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Além das obras, outra medida que já está em andamento pela Prefeitura de Praia Grande é a aquisição de equipamentos como, por exemplo, camas, respiradores e monitores cardíacos, para utilização dos profissionais da área da Saúde no atendimento dos pacientes. “Toda estrutura para melhor atender a população está sendo disponibilizada”, comentou o secretário.

Atualmente, o Hospital Municipal Irmã Dulce possui 219 leitos e é uma das principais referências no atendimento de casos de média e alta complexidade para pacientes da Baixada Santista. Nos últimos anos, a unidade de saúde de Praia Grande vem sendo responsável por cerca de 60% dos atendimentos hospitalares na Região.

Monitoramento – Praia Grande realiza ações diárias com relação ao combate da Covid-19. Entre os serviços, estão a atualização dos protocolos estipulados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além do monitoramento dos atendimentos desenvolvidos nas unidades municipais da Atenção Básica, Especialidades Médicas, Urgência e Emergência e do Hospital Irmã Dulce. As medidas são fundamentais para o aprimoramento das atividades colocadas em prática no Município.

Atendimento – Em Praia Grande, toda suspeita é avaliada com atenção especial na sua gravidade apresentada. O protocolo de atendimento que está em prática voltado ao Coronavírus reforça que o munícipe deve procurar, em um primeiro momento, uma das 28 Usafas. Casos considerados mais graves são encaminhados para as unidades de Urgência e Emergência (Unidade de Pronto Atendimento – UPA Doutor Charles Antunes Bechara, Bairro Samambaia; Pronto-socorro Quietude e a Porta de Entrada de Urgência e Emergência do Hospital Irmã Dulce – PS Central, Bairro Boqueirão). Caso necessário, é colhido exame e encaminhado para o laboratório do Instituto Adolfo Lutz (IAL), referência para este procedimento no Estado.

162 – Em Praia Grande, os telefones 162 e 3495-1527 estão realizando o atendimento de triagem e enfrentamento ao Coronavírus. O novo serviço ocorre diariamente, das 8 às 22 horas, por equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor.
Por telefone, qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contágio do Coronavírus. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada, já no atendimento telefônico, para consulta na Usafa do seu bairro.

Imprimir