A cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, vai desenvolver o projeto- piloto do programa Reconecte, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O objetivo é desenvolver ações de promoção do uso inteligente e adequado das novas tecnologias.

A ação foi firmada com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o município e o Ministério, nesta semana. Segundo o Ministério, a parceria vai possibilitar a capacitação de famílias, profissionais da saúde e educação, conselheiros tutelares, comunidades terapêuticas, líderes comunitários, religiosos e a sociedade em geral.

O curso do Reconecte será ofertado por meio de quatro encontros que, devido a pandemia de Covid-19, serão realizados on-line. As datas serão definidas após a finalização da elaboração do conteúdo, desenvolvido por um consultor técnico contratado por meio da Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH). Após o treinamento, os profissionais poderão replicar a capacitação para jovens do município e suas famílias.

“Nossa expectativa é que o projeto-piloto do Reconecte em Santos sirva de modelo para outros municípios. A tecnologia é muito boa se usada de maneira saudável e, no contexto social em que vivemos, ela se faz fundamental também”, disse a secretária nacional da Família, Angela Gandra, por meio de nota divulgada pelo Ministério.

Programa Reconecte

A ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em dezembro de 2020, assinou a portaria que instituiu o projeto-piloto do programa. O Programa Reconecte nasceu com o propósito de “reconectar” as famílias e os relacionamentos sociais em geral. O foco é fazer da tecnologia um meio facilitador desse propósito.

O programa propõe uma série de projetos em diversos eixos, com o fim de promover ações que vão desde a educação nos diversos aspectos da dignidade humana, até ações que visam uma reeducação tecnológica, fortalecendo relações sociais reais, em especial à família, promovendo assim um uso dos recursos tecnológicos de maneira inteligente.


Imprimir