Aconteceu também no final do mês passado, um proveitoso encontro entre o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e representantes de diferentes pastas da Prefeitura de Praia Grande.

A reunião aconteceu para traçar novas ações e estratégias de desenvolvimento que devem ser aplicadas ainda neste primeiro semestre, através de cursos e capacitações pensadas especialmente para os munícipes da cidade. O programa ofertado pelo Sebrae para este período chama-se ‘Programa de Desenvolvimento Local do Município de PG’

“Temos uma aliança de mais de duas décadas, e este frutífero encontro foi para reafirmarmos essa incrível parceria que visa contribuir e fomentar o desenvolvimento dos nossos munícipes e consequentemente da cidade, por meio de capacitações e treinamentos oferecidos pelo Sebrae, através de parceiros e da Prefeitura Municipal ”, explicou Itamar Marciano, responsável pela Secretaria de Assuntos Institucionais de Praia Grande (SEAI).

A ideia deve sair do papel ainda neste primeiro semestre, e o objetivo do Posto Sebrae-Aqui PG é fomentar ações de desenvolvimento econômico e incentivos dados pela Administração Municipal, com foco na formalização das empresas e todo suporte oferecido ao Microempreendedor Individual (MEI), e empreendedores da Cidade, em parceria com SEAI.

“Estamos estudando uma série de ações, que envolve diferentes treinamentos, no qual são direcionados desde pessoas físicas que pretendem começar uma atividade, através dos cursos do Empreenda Rápido, como também para pessoa jurídica, como capacitações voltadas para o MEI. Essas atividades serão executadas junto à Prefeitura Municipal de Praia Grande, a Associação Comercial e demais parceiros”, explicou Eduardo Sotelo, Analista de Negócios do Sebrae.

Também esteve presente na reunião o secretario de Assistência Social (Seas) José Carlos de Souza, o secretário de Cultura e Turismo (Sectur) Mauricio Petiz e o subsecretario de Ações da Cidadania de Praia Grande, Claudino Pacheco Filho, o Tico. “A ideia é integrar essas pastas para que seja feito inclusão e capacitação de pessoas que possam ser inseridas novamente no mercado de trabalho, através dos cursos de qualificação profissional que será ofertado pelo SEBRAE, junto ao SENAI E SENAC e a própria SEAI”, explicou Itamar Marciano.

Já a estratégia discutida para a aplicar no setor de turismo é capacitar os profissionais nos segmentos de alimentação, comércio e serviços, com intuito de buscar melhoria de faturamento e redução de custos para esses profissionais.

Parceria – Há cerca de 20 anos Praia Grande trabalha em parceria com o Sebrae para a qualificação de profissionais e estímulo aos empreendedores. Programas e ações como o Sebrae Móvel, Posto de Atendimento do Sebrae, Sebrae Aqui, Enfrentar, Super MEI (SM) Organize Seu Negócio já atenderam milhares de pessoas na Cidade.

Sebrae Aqui – É um canal de atendimento presencial e de articulação criado a partir da celebração de parcerias entre o Sebrae-SP, prefeituras municipais e entidades sem fins lucrativos interessadas na promoção da competitividade, do desenvolvimento sustentável, da melhoria do ambiente legal e de negócios das micro e pequenas empresas, contribuindo com o fortalecimento da economia e o fomento do empreendedorismo local.

Imprimir