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Seus vendedores deveriam estar vendendo

23 de outubro de 2020
em EMPREENDEDORISMO
Tempo de leitura:3 mins de leitura
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Parece óbvio, mas a realidade no mundo das vendas é outra. O vendedor possui dezenas de atividades e tarefas diárias que tornam o ato de vender apenas mais uma tarefa.

Vender precisa configurar a arte de levar soluções para seus clientes. Os seus vendedores são a multiplicidade de sua empresa no mercado.

E como sua empresa está sendo vista em termos de empatia, entusiasmo e soluções planejadas? Ela está disposta a servir o maior número de pessoas possíveis? Ou é um time cansado, tentando organizar as rotinas burocráticas, prospectar, atender telefone, fazer propostas, entender a fundo as soluções, cuidar da família, da casa, dos problemas, enfim… Vendedores são pessoas e são seus primeiros clientes. Se eles não comprarem suas soluções e produtos, ninguém mais comprará.

A dor e beleza de ser empreendedor é isso – tudo depende de você; e, sim, sua equipe de vendedores depende de você, de suas estratégias, de como você vendeu a proposta da empresa para ele e como você arruma a casa para recebê-los.

Fácil? Claro que não! Aqui vão algumas dicas para auxiliá-lo:

  • Contrate bem: busque pessoas com as quais simpatiza, que compactuem de seus valores e princípios, encontrem valor no que sua empresa entrega, que estejam alinhadas com a missão do seu negócio. Assim, você terá um time engajado;
  • Treine incansavelmente: o treino leva à perfeição. Oriente, explique, seja generoso ao ensinar, assim terá um time preparado;
  • Oferte um ambiente agradável para trabalhar, dê feedbacks positivos e de ajustes sempre, faça-se presente, assim terá um time leal;
  • Comunique-se de forma clara e objetiva: oriente as metas e diretrizes da empresa, o que você espera, assim terá um time focado;
  • Nas vitórias, premie e elogie. Nos fracassos, resiliência: Todos temos dias ruins, não ensine seu time a ter medo de você, assim terá um time parceiro;
  • Remunere de forma correta, dê oportunidades reais de crescimento, observe o que motiva cada membro de sua equipe, e vai perceber que nem sempre é dinheiro, entenda essas diferenças, assim terá um time motivado;
  • Ainda assim haverá erros, terá que demitir, fazer ajustes e tudo bem! Faça de forma correta e transparente, assim terá um time que preza pela justiça.

Mas vender é o ponto, certo?

As estratégias de vendas obrigatoriamente vêm da empresa. E, acredite: as estratégias mais eficazes geralmente são as mais simples, não há necessidade de reinventar a roda. Às vezes, basta apertar os parafusos certos para a engrenagem voltar a funcionar corretamente. Observe alguns pontos:

  • Produtos e soluções que cumprem o prometido;
  • Preços competitivos;
  • Formas de divulgação adequada;
  • Canais de vendas compatíveis com seu público alvo;
  • Prospecção inteligente, ágil e com redução de custos;
  • Sistemas que agilizem a aprovação de crédito;
  • Propostas comerciais simples, rotinas burocráticas ágeis;
  • Carteiras de clientes sempre atualizadas;
  • Prospects selecionados dentro do perfil de seus clientes;
  • Conhecimento profundo do seu mercado;
Origem: ACP
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