21 °c
Praia Grande
1 de julho de 2025
Boa Vista SCPC
PG CARD LOJISTA
PG CARD USUÁRIO
2ª Via Boleto
WEBMAIL
  • INÍCIO
  • A ACEPG
  • BENEFÍCIOS
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
    • ACEPG
    • ACONTECE NA ACEPG
    • ATUALIDADES
    • BOA VISTA SCPC
    • CIDADE
    • ECONOMIA
    • EMPREENDEDORISMO
    • EVENTOS
    • MULHERES EMPREENDEDORAS
    • SEBRAE
    • VÍDEOS
  • GUIA DE ASSOCIADOS ACEPG
  • ATENDIMENTO
Nenhum resultado
Exibir todos os resultados
Portal ACEPG
PUBLICIDADE
  • INÍCIO
  • A ACEPG
  • BENEFÍCIOS
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
    • ACEPG
    • ACONTECE NA ACEPG
    • ATUALIDADES
    • BOA VISTA SCPC
    • CIDADE
    • ECONOMIA
    • EMPREENDEDORISMO
    • EVENTOS
    • MULHERES EMPREENDEDORAS
    • SEBRAE
    • VÍDEOS
  • GUIA DE ASSOCIADOS ACEPG
  • ATENDIMENTO
Nenhum resultado
Exibir todos os resultados
Portal ACEPG
Nenhum resultado
Exibir todos os resultados

Startup descobre novo nicho com coronavírus: conveniência em condomínios

28 de abril de 2020
em EMPREENDEDORISMO
Tempo de leitura:4 mins de leitura
0 0
A A
226
VISUALIZAÇÕES

A pandemia causada pelo novo coronavírus teve efeitos desastrosos na economia e no sistema de saúde de muitos países. Para a Numenu, que vendia itens como carregadores e doces dentro de carros compartilhados, foi o momento ideal para rever o modelo de negócio e buscar frentes mais rentáveis.

O fundador Rafael Freitas atuava como executivo de inovação de uma siderúrgica que atendia o setor automotivo. Ao mesmo tempo em que estudava o crescimento dos carros compartilhados, passou pela experiência pessoal de esquecer o carregador do celular e precisar comprar em um posto de combustível. “Fiquei pensando por que não vendiam esses produtos nos próprios carros”, diz Freitas.

Startups como a americana Cargo também já praticavam esse modelo de venda dentro de automóveis compartilhados.

A Numenu chegou a ter estações de compra em mais de 2 mil carros e parcerias com empresas como o aplicativo de mobilidade urbana 99 e as fornecedoras Bic, Mãe Terra e Mondelez. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, Freitas estima que o movimento caiu 90% para os motoristas de aplicativo.

“A Numenu ia morrer junto com essa estatística. Então decidimos levar nosso propósito de conveniência e tecnologia para condomínios residenciais”, diz o fundador. A Numenu já estava estudando formas de expansão antes da pandemia, incluindo a chegada aos condomínios. A crise econômica acelerou os planos da startup.

O empreendimento divulgou um panfleto na semana passada pela internet e recebeu o contato de 300 síndicos. Nesta semana, a Numenu instalou seus pontos de venda em 20 condomínios nos bairros paulistanos de Brooklin, Morumbi e Pinheiros.

Cada morador acessa a Numenu Store, olha os produtos disponíveis em seu condomínio, realiza o pagamento (por meios como PicPay e Paypal) e retira os itens no ponto de venda.

O condomínio não paga para ter uma máquina instalada. As fabricantes enviam produtos ao centro de distribuição da Numenu, que se encarrega de logística e reposição. Um algoritmo manda alertas para a startup indicando que é a hora de repor itens em cada um dos condomínio. A Numenu se monetiza cobrando uma margem em cima dos produtos.

“A fabricante ganha um novo canal de venda e também informações agregadas sobre perfil de consumo. Podemos dizer quais produtos foram consumidos e em quais horários”, diz. Já o consumidor ganha conveniência e a sociedade como um todo pratica o isolamento, essencial para este momento de pandemia de Covid-19.

Futuro da Numenu
Para o fundador, porém, compras no condomínio não são apenas uma necessidade passageira: o hábito veio para ficar. “Essa entrega de valor será mantida”, diz.

Enquanto nos carros havia uma mistura de urgência e indulgência, os produtos nos condomínios vão além de carregadores e doces. Há itens para quando o consumidor se esquece de alguma compra de supermercado, como absorventes, leite condensado, molhos e produtos de limpeza. Também há bebidas alcoólicas, energéticos e cápsulas de café. A Unilever já é parceira da Numenu, com venda exclusiva em alguns condomínios.

A startup irá encerrar definitivamente seu modelo de venda dentro de carros compartilhados. “Víamos um churn [taxa de desistência] alto, porque motoristas olham para os aplicativos como um emprego temporário. É muito custoso reconquistar motoristas, especialmente no volume que teríamos após a pandemia. Esse custo nos condomínios é bem menor.”

O faturamento médio mensal estimado é de R$ 2,5 mil a R$ 3 mil por condomínio. A previsão é chegar a 50 condomínios até o final de abril. A Numenu espera faturar entre R$ 40 mil e R$ 50 mil em maio, estimando que os edifícios têm uma curva de conhecimento sobre seus pontos de venda. “Estamos em uma época de aprendizado. Depois iremos expandir para mais bairros de São Paulo”, diz Freitas.

Até o final deste ano, serão 150 condomínios — e a expectativa de que as vendas continuem mesmo após a pandemia de Covid-19.

Origem: PEGN
Post Anterior

10 passos essenciais para criar uma loja virtual de sucesso

Próximo Post

Bancos processam 2 milhões de pedidos de renegociação de dívidas

Próximo Post
Cédulas de dinheiro. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Bancos processam 2 milhões de pedidos de renegociação de dívidas

EDITORIAS

  • ACEPG
  • ACONTECE NA ACEPG
  • ATUALIDADES
  • BOA VISTA SCPC
  • CIDADE
  • ECONOMIA
  • EMPREENDEDORISMO
  • EVENTOS
  • GESTÃO 2021/2023
  • MULHERES EMPREENDEDORAS
  • SEBRAE
  • VÍDEOS
PUBLICIDADE
ACEPG
Rua Espírito Santo, 782 Boqueirão - Praia Grande/SP CEP: 11700-190 | Telefone: (13) 3476-2828
Contate-nos: contato@acepg.com.br

INSTITUCIONAL

  • Nossa História
  • Estatuto ACEPG
  • Regimento Interno
  • Balanço Patrimonial
  • Diretoria Executiva
  • Presidentes Anteriores
  • Núcleo da Mulher Empreendedora

BENEFÍCIOS

  • SEBRAE
  • SEST/SENAT
  • IBRESP
  • Trasmontano – Igesp
  • Unimed Santos
  • Boa Vista
  • Plano Funerário
  • Clube de desconto
  • SESI Cubatão

SERVIÇOS

  • Boa Vista SCPC PF
  • Boa Vista SCPC PJ
  • PG Card
  • Certificado Digital
  • Locação de Salas
  • Política de Privacidade
  • Comercial
  • Comunicação
  • Atendimento
  • Regras WhatsApp

© 2024 Portal ACEPG Todos os Direitos Reservados | Powered by Agência Ativa9.

Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Iniciar sessão

Add nova Playlist

Nenhum resultado
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • A ACEPG
  • BENEFÍCIOS
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
    • ACEPG
    • ACONTECE NA ACEPG
    • ATUALIDADES
    • BOA VISTA SCPC
    • CIDADE
    • ECONOMIA
    • EMPREENDEDORISMO
    • EVENTOS
    • GASTRONOMIA CAIÇARA
    • MULHERES EMPREENDEDORAS
    • SEBRAE
    • VÍDEOS
  • GUIA DE ASSOCIADOS ACEPG
  • PODCAST ACEPG
  • CONSULTA BOA VISTA SCPC
  • CONSULTA PG CARD LOJISTA
  • CONSULTA PG CARD USUÁRIO
  • ATENDIMENTO
  • 2ª VIA BOLETO
  • WEBMAIL ACEPG
  • REGRAS WHATSAPP
  • Reinauguração, aniversário e posse.
  • Participe da campanha: “Dia dos Namorados ACEPG – 2025!”
  • Regulamento da Campanha “Dia dos Namorados ACEPG – 2025”

© 2024 Portal ACEPG Todos os Direitos Reservados | Powered by Agência Ativa9.