Organizar uma promoção para dia das crianças, como qualquer outra ação para vender mais, demanda planejamento e organização. Mas nem tudo que você planejou (ou planejaria) com meses de antecedência precisariam começar a ser feitos tanto tempo antes. Na sua preparação, há atividades que começaram lá atrás e outras, que precisam ser feitas agora.
As datas comemorativas e sazonais são uma arma importante do comércio e dos serviços para aumentar o faturamento. Se isso é uma realidade para qualquer tempo, em períodos de economia desacelerada, isso é ainda mais importante. Mesmo sabendo que o tíquete médio de compras pode ser mais reduzido em uma época assim, com foco e assertividade, você pode conseguir um ótimo resultado apesar da crise.
Reunimos 21 dicas de três fontes diferentes — dois sites diferentes do Sebrae e outro do Uátt. Do site do Sebrae do Rio Grande do Sul, vêm 12 dicas. Do Uátt, 4 sugestões; e do Sebrae de São Paulo, outras 4.
Aumente as vendas no dia das crianças
- Manter atualizado o cadastro de clientes (com nome, telefone e e-mail)
- Avisar clientes sobre a promoções de datas comemorativas (e-mail marketing, SMS, rede social)
- Dar dicas e ideias de presentes (também via e-mail marketing, SMS, rede social)
- Promover sorteios de brindes (de preferência, opte por brindes educativos e úteis)
- Priorizar vendas futuras com mesma importância das vendas imediatas
- Prestar atenção tanto a adultos que são pais quanto aos que não têm filhos (presentes para afilhados, sobrinhos e amigos)
- Caprichar no atendimento, olho no olho, sorriso…
- Conhecer o produto para saber informar idade indicada e benefícios
- Compartilhar experiências pessoais com o cliente indeciso
- Oferecer boas condições de pagamento
- Sugerir compras adicionais e complementares (estojo para quem compra lápis de cor; calça para quem leva uma blusa etc.)
- Lembrar de fazer o pós venda (um telefonema para perguntar se o cliente sentiu-se bem atendido pode surpreender positivamente).
- Escolher os produtos de destaques da ação
- Planejar uma vitrine temática do dia das crianças
- Ponto Focal dentro da loja com a temática
- Treinar equipe para a data
- Considerar a fantasia que ocupa o universo da criança: encante pela experiência, permita a brincadeira e a ousadia da criançada.
- Selecionar produtos de marcas e modelos menos procurados para posicionar na entrada. Deixe para o interior da loja, os campeões de venda
- Construir um ambiente acolhedor para a criança, com o equilíbrio entre atividades e quantidade de estímulos.
- Definir uma identidade visual para a ação e se comunicar com o público infantil
Dica bônus
Um detalhe importante, que vai aqui como dica bônus: há um movimento forte e importante de pais preocupados com a exposição precoce das crianças ao excesso de publicidade e de mensagens consumistas. Organizações como a Alana, Instituto Akatu e outras promovem a campanha permanente Criança e Consumo, uma série de ações e discussões sobre o tema.
Na prática, para sua empresa, o que isso significa? Que pode haver um importante nicho de mercado que pode apresentar resistência a ações ostensivas de consumo. Alimentos não saudáveis (com excesso de açúcar e gordura, como balas, doces e frituras) são um dos alvos. Mas produtos licenciados de marcas e excesso de anúncios chamativos também.
Encontrar o tom de se comunicar com esse grupo não é trivial, mas pode valer o esforço, especialmente se o enfoque do seu negócio tiver pontos de contato com esse tipo de consumidor.
Promoção para o dia da criança
Na hora de organizar sua ação para o dia das crianças, há diferentes dimensões a considerar e planejamento ajuda. Mas mesmo medidas de última hora para estruturar seu negócio para a data comemorativa podem ajudar. Seja criativo, busque agir de forma assertiva e divertida. Aproveite o melhor da data para construir relacionamentos com os clientes, que podem voltar a sua loja em futuro próximo.