3º Café da Manhã Empresarial reuniu mais de 120 empresários

83

Nesta última quinta-feira (30), comemoramos os 52 anos de aniversário da Associação Comercial de Praia Grande. A celebração ocorreu no Cinesystem do Litoral Plaza Shopping e reuniu mais de 120 empresários, autoridades civis e militares, instituições do município e a diretoria executiva da entidade estiveram presentes prestigiando o evento que foi marcado pela palestra do economista e CFO José Maria Wanderley Junior. O Diretor financeiro da Hershey’s no Brasil fez a palestra comemorativa.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Associação Comercial Antonio Pio Neto, que relembrou a importância dos fundadores da instituição e reforçou o papel da entidade para os comerciantes e para a cidade. A ACEPG é uma entidade que contribui com a fomentação de negócios na cidade, a escolha de um economista como palestrante mostrou a preocupação da entidade em atualizar e estimular o empresário a criar estratégias no atual momento da economia de nosso país.

Contamos com a presença de nosso prefeito Alberto Mourão que após a abertura do evento fez uso da palavra para parabenizar a entidade da qual também já foi presidente. O prefeito reforçou os esforços feitos para a abertura do novo aeroporto de cargas no complexo Andaraguá, que aumentará as oportunidades de trabalho na região e impactará diretamente no desenvolvimento e crescimento da cidade. De acordo com a AGEM, Praia Grande é uma das cidade que mais cresceu na Baixada Santista. Esse crescimento populacional aquece a economia da cidade.

O cenário econômico brasileiro foi um dos principais tópicos abordados pelo palestrante José Wanderley Junior que mostrou através de gráficos o atual cenário da economia e comparou o que podemos esperar para 2023, com e sem a reforma da previdência. “A Reforma da Previdência é necessária, nós economistas sabemos disso, todo o executivo sabe disso. Acredito que talvez falte um ajuste em qual valor conseguiremos fechar essa proposta. Do que jeito que está o cenário econômico é realmente insustentável”, disse o palestrante.

Entender o perfil de consumo que se adquiriu no Brasil nos últimos cinco anos, faz toda a diferença para o empresário. O Brasileiro adquiriu o hábito de comparar preços, pesquisar mais antes de comprar um produto, está mais informado e mais exigente. A informação está disponível na palma da mão e num piscar de olhos. É um processo de facilidade e acessibilidade de informação, depois de uma crise aprende-se a economizar e gastar menos do que se ganha, pagando o valor justo para o produto que se oferece, por isso, se o comerciante tem um produto que realmente agregue valor a seu cliente, o mesmo estará disposto a pagar até 25% à mais do que o mercado oferece pelo mesmo produto. Pesquisar e experimentar é hábito se tornou presente nos dias de hoje.

Se lidar com hábitos diferentes de consumo é algo novo para o empresário, entender o que motiva o jovem colaborador é outro desafio não menos importante, muito pelo contrário, de acordo com Wanderley se tem algo que o empresário deveria dar muita atenção é à seus funcionários, eles são o verdadeiro “capital intelectual” do negócio. Diferente das gerações X e Y, os jovens da geração Z buscam desafios de aprendizado, são movidos por propósito, bem diferente de tudo o que foi aprendido por muitos líderes no passado. Essa inclusive é outra diferença, se antes tínhamos chefes hoje os jovens buscam líderes que se engajam e atuam junto no negócio.

Várias foram as dicas de estratégia do economista que compartilhou sua trajetória profissional e o quanto ele mesmo buscou desafios até se tornar CFO – Diretor Financeiro da Hershey’s no Brasil. Formado em Contabilidade pela Mackenzie e Economia pela FAAP, com especialização e CPA nos Estados Unidos, José Wanderley fez MBA em Finanças, passou por cargos estratégicos na empresa Natura Cosméticos e na Amway do Brasil.

Ao término da palestra o presidente Pio ao lado de seus vices Cleber Ângelo Zen e Douglas Machado Duarte convidaram à todos os associados a cantarem parabéns à entidade.

O café de negócios da Associação Comercial de Praia Grande é um evento mensal que proporciona o network, capacitação e a integração dos associados interessados em acompanhar o crescimento da cidade. O stands dos patrocinadores Masters como a Construtora EZR, Wizard escola de idiomas e Mercadão dos Óculos agraciaram os convidados do evento.

Imprimir