Academia de Letras e Artes de Praia Grande comemora seu 1º aniversário

95
Diretora de Comunicação Andrea Neris, Presidente Antonio Pio e Presidente ALAPG Lita Morato.

A ALAPG celebra seu primeiro aniversário na Associação Comercial de Praia Grande. O incentivo à arte e cultura da cidade fazem parte da proposta de gestão do atual presidente da entidade.
Grandes personalidades da cultura regional estiveram presentes e a mesa diretora foi composta pela presidente da ALAPG-SP, escritora Lita Moniz, presidente da ACEPG Antonio Pio Neto, Vereador e presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista, Betinho de Andrade Silva e presidente da Academia Vicentina de letras, Artes e Oficios, Deise Giannini.
Entre os homenageados da noite estavam Alan de Queiroz Silva, diretor teatral do Núcleo do Palácio das Artes de Praia Grande, com vários prêmios recebidos e apresentações além dos limites da cidade, peças teatrais como Querô, As sogras, A herança do Tio e a tradicional Paixão de Cristo, e José Roberto Frutuoso, advogado, presidente do Elos Clube Internacional, apoiador cultural e jurídico da ALAPG SP.
Tomou posse o Acadêmico Titular Wilson de Oliveira Jasa, presidente da Casa do Poeta de São Paulo, cujo patrono é o poeta Walter Rossi, cadeira 11. Jasa juntamente com a presidente Lita Moniz entregaram a homenagem póstuma de Walter Rossi à seu filho Walter Rossi Junior.
Guigo Morato, filho da Patrona Honorária Leni Morato, recebeu a homenagem póstuma das mãos da Presidente Lita Moniz. Guigo lembra como a mãe sempre incentivava e estimulava toda forma de cultura. “Cresci dentro desse universo de arte, minha mãe sempre plantava uma semente cultural, hoje não me vejo fora desse nicho. Lembro-me que ela convidava as pessoas para casa e deixava livre qualquer forma de expressão, fosse um sapateado, uma poesia ou música, ela sempre achava algo na pessoa. Muitos aqui presentes nem sabiam que podiam escrever, foi minha mãe que incentivou vários aqui”, relembra Morato.
Tomaram posse na noite desse sábado como membro associado, o escritor Edmilson Eufrásio, a escritora e jornalista Suzane Caroline Gil Frutuoso, o poeta Francisco Elíude, e Nego Panda.
A comemoração uniu várias entidades que prestigiaram o evento da Academia de Letras, dentre elas Sarau das Ostras, Casa do Poeta e o grupo irmãos do Violão do Conviver Solemar. Apoio da Associação Comercial à Cultura e Artes
Para o vereador Betinho de Andrade Silva o apoio da ACEPG é importantíssimo. “Gostaria de parabenizar o Presidente Antonio Pio e todos os diretores pela iniciativa, porque é importante que o empresariado local invista,
incentive e estimule a cultura, a Academia de Letras e Arte de Praia Grande vem somando com a cultura da cidade, eles vem estimulando a leitura e incentivando a literatura. Acredito que quando a Associação Comercial abraça esse projeto, valoriza ainda mais todo o trabalho dos artistas de Praia Grande” declarou Betinho.
“A Arte e a Cultura tem que estar onde o patrocinador esta, a arte precisa de patrocínio”. Com essa declaração Guigo Morato parabeniza a participação da Associação Comercial da cidade e agradece pelo apoio.
O Presidente Antonio Pio Neto declarou apoio aos eventos da ALAPG e a disponibilizou o espaço para um próximo evento cultural.

Imprimir