Contratar um funcionário não é tarefa fácil. Contratar de forma remota, então, é ainda mais difícil. Mas ir além e criar ambientes agradáveis para os novos colaboradores se tornou um dos grandes desafios das empresas durante a pandemia.

Nesse último ano, ficou clara a importância de se dedicar ao máximo para captar e reter talentos, principalmente quando você não os vê todo dia. Pensando nisso, a AllBusiness conversou com empreendedores do grupo Young Entrepreneur Council a fim de saber como esse processo pode ser facilitado.

Confira abaixo algumas dicas:

Promova um almoço de boas-vindas
No primeiro dia de emprego do funcionário, envie um almoço especial para ele e separe um tempo após a comida para que possa conhecer todas as pessoas que estarão diretamente no seu dia a dia. A ideia é que essa seja um momento de troca entre todos e de união do time.

Aprenda sobre a pessoa
Descubra o que motiva aquele funcionário, se ele é extrovertido ou introvertido… Enfim, trabalhe duro para conhecer aquela pessoa. Assim, torna-se mais fácil criar um ambiente agradável para que o colaborador trabalhe ao máximo o seu potencial.

Não economize tempo
Como diz o ditado: o barato sai caro. Ou seja, não economize tempo na hora de treinar os novos funcionários. Faça disso uma prioridade e se certifique de que aquelas pessoas estão aprendendo. Assim, você também descobre o quanto pode esperar de cada um e como elas se encaixam na sua equipe.

Crie mentores
Outra técnica comum é definir mentores para cada funcionário contratado. Empresas colocam profissionais mais experientes para cuidar da evolução dos novos colegas. Além disso, criam prêmios e bonificações caso os novos contratados apresentem resultados positivos de engajamento e produtividade.

Infraestrutura
Pode parecer óbvio, mas é preciso oferecer o máximo de infraestrutura para o seu funcionário trabalhar bem. Então, descubra o que ele precisa para se sentir produtivo e ofereça. Seja um notebook, smartphone ou assinatura de software, entenda sua necessidade e se preocupe em estar lá para atendê-lo.

Não o abandone
Os primeiros dias de um novo funcionário costumam ser difíceis. No home office, em razão da distância, é ainda mais fácil encontrar colaboradores sem saber exatamente o que precisam fazer. Portanto, garanta que ele tenha uma lista de tarefas objetivas e proporcionais ao seu rendimento, para que essa pessoa se sinta ocupada e produtiva. Ao mesmo tempo, acompanhe o passo a passo da sua jornada para que ele saiba que pode contar com a empresa.


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