O trabalho de varrição do calçadão da orla de Praia Grande ganhou um importante reforço com a aquisição de oito vassouras elétricas que começaram a ser utilizadas pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) nesta semana. Os equipamentos são de uso individual, mas funcionam à bateria, por isso, não é necessário grande esforço manual por parte dos funcionários. De acordo com levantamento inicial feito pelas equipes, os equipamentos resultam no dobro da limpeza pela metade do tempo.

Os equipamentos são do modelo Makita DUX60 e funcionam de forma multifuncional, pois além do encaixe para escova elétrica (vassoura), ainda contam com outros acessórios para diversos serviços de manutenção urbana, como corte de mato. Os itens contam com velocidade variada e são resistentes à água.

Durante os primeiros dias de atividades, as equipes concluíram, por período de trabalho, trecho de aproximadamente 400 metros de extensão, com varrição completa de areia e pequenos resíduos no calçadão, além de limpeza do entorno de equipamentos públicos da orla, bancos, lixeiras, playgrounds e floreiras. Sendo que, de forma manual, o trabalho resultava em cerca de 200 metros de limpeza completa.

De acordo com o responsável pela Divisão de Manutenção da Orla, Rodrigo Medeiros, além de agilizar o trabalho diário da Sesurb, os equipamentos ainda garantem mais qualidade de trabalho para os servidores. “São ferramentas modernas, rápidas e que exigem bem menos esforço físico. Atualmente, contamos com 8 destas vassouras e mais de 30 baterias reservas. E, com esse resultado positivo, já existe estudo para a obtenção no futuro de outros itens”.

A limpeza do calçadão dos 22,5 km de orla, em Praia Grande, é realizada todos os dias pela Sesurb, com varrição completa, recolha de lixo, limpeza da avenida e retirada de resíduos das lixeiras. A ação complementa a manutenção diária da faixa de areia, também realizada pelas equipes, com auxílio de caminhões e maquinário específico, com limpeza no período diurno e noturno.

Imprimir