Em meio a alta competitividade no mercado, planejar as ações de vendas e, por meio de avaliações, corrigir os erros, é uma boa estratégia para se destacar e ainda aumentar os índices de acertos de forma mais ágil e dinâmica.

Adotar um controle de compras, algo possível em consequência do controle de vendas, possibilita ao empresário a melhor distribuição dessas compras para os meses seguintes, baseando-se nas previsões de vendas e nos compromissos assumidos. Esse controle permite a determinação do prazo médio das compras.

A adoção de um controle de vendas possibilita ao empresário prever receitas futuras e, consequentemente, programar as compras da empresa. Além disso, torna-se mais fácil acompanhar o comportamento mensal das vendas, as variações devido à sazonalidade, bem como o prazo médio concedido para os pagamentos realizados a prazo.

São parâmetros que podem ser usados para checar o desempenho da empresa:

  • Nível de faturamento;
  • Depoimentos de vendedores e representantes de vendas sobre o impacto do esforço da empresa junto ao mercado consumidor;
  • Grau de lucratividade.

Contudo, para que se possa planejar, é necessário que se disponha de controles de vendas eficazes, que realmente reflitam os resultados obtidos. Para que a eficácia seja possível no planejamento e na avaliação das vendas, deve-se agir em dois estágios:

Controles

Sistema de controles (estatística) eficiente

Obtido com a checagem periódica do:

– Relatório de desempenho da empresa em período determinado, bem como de cada vendedor ou representante;

– Volume de vendas obtidas, total e por linha de produtos, identificando produtos de maior saída e/ou com maior margem de lucro;

– Comparativo de evolução das vendas por período (da empresa como um todo e por vendedor ou representante);

– Quadro de metas de vendas a serem atingidas;

– Número de clientes novos em relação a clientes antigos da empresa;

– Índice de inadimplência das vendas no período e quadro comparativo com períodos anteriores. Deve ser calculado levando-se em consideração o valor total a receber do período contra o que realmente foi recebido. A comparação do valor recebido com as vendas do período pode distorcer o resultado;

– Valor médio das vendas, calculado com o valor total das vendas dividido pelo número de vendas realizadas;

– Número de itens por venda, calculado com o volume total de itens vendidos, dividido pelo número de vendas realizadas;

– Estatística da taxa de conversão de vendas, calculada com o número de vendas realizadas, dividido pelo número de clientes atendidos.

– A periodicidade dos relatórios deve ser adaptada à cultura da empresa.

Vendas

Acompanhamento de vendas

A função essencial da gerência é acompanhar o processo de vendas, estimulando vendedores ou representantes a avaliar os resultados obtidos e buscar novos desafios.

Assim, algumas funções não podem ser abandonadas:

– Realizar reuniões semanais de acompanhamento dos dados, estimulando toda a equipe para buscar os resultados estabelecidos;

– Orientar, para que os resultados não tenham apenas um efeito de curto prazo;

– Cobrar a equipe, mas formar grandes vendedores;

– Rejeitar desculpas para o não cumprimento de metas, buscando encontrar com a equipe o real motivo e solucioná-lo;

– Não esquecer que é o chefe durante o horário de trabalho, mas que é saudável manter laços de amizade após o expediente.

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