Existem os mais diversos e curiosos clubes de assinatura atualmente — mas faltava um que enviasse para a casa das pessoas livros escritos apenas por mulheres. Essa é a proposta do Amora Livros, criado por quatro sócios que notaram a oportunidade de negócio. “Os clubes de assinatura ganharam novo fôlego com a pandemia. Muita gente passou a assinar produtos e serviços”, diz Patricia Papp, cofundadora do empreendimento. “Nosso diferencial é a curadoria dos títulos. As pessoas querem indicações de quais autoras ler”, diz.
Além de selecionar apenas obras de mulheres, há um outro critério: todas elas são vivas, ou seja, tratam-se de escritoras contemporâneas. “Queríamos fazer um esforço para valorizar a escrita da mulher de hoje. Não adianta enviarmos livros que já são conhecidos; há muitos que são ótimos e não ficam famosos”, explica Papp.
Os sócios, que têm anos de experiência no mercado de conteúdo e editorial, começaram a pensar em novas possibilidades de negócio durante a pandemia. “Nós amamos literatura e livros físicos. Enxergamos uma oportunidade e uma missão em focar nos livros escritos por mulheres. É muito interessante desenvolver essa área”, conta. “Gostamos de propor: olhe para sua prateleira e veja quantos livros são escritos por homens. Geralmente é a maioria. Mesmo nos prêmios literários em todo o mundo há muito mais autores do que autoras. Queríamos de alguma forma tentar mudar este cenário”, afirma a sócia.
Lançado em março deste ano, o clube já tem cerca de 250 assinantes, de 18 estados diferentes. Há três tipos de planos: anual, semestral ou mensal, com valor a partir de R$ 59,90 mais o frete. Para tornar a empresa conhecida, foram feitas ações de comunicação e marketing com influenciadores digitais relacionados ao universo da literatura e de comportamento. Lives com as autoras dos primeiros livros selecionados para o clube também agitaram as redes sociais da marca.
Em toda caixinha, além do livro do mês, o assinante recebe um mimo da Amora Livros. “Mas queríamos fugir de brindes convencionais. Ficamos nos questionando o que fazer. Então surgiu a ideia de enviar mensalmente um minilivro com um conto de uma autora estreante, que nunca tenha sido publicada antes. Esse é o Projeto Pé de Amora. Recebemos e selecionamos os contos que serão publicados e pagamos um cachê simbólico para a escritora. É uma forma que encontramos de fomentar a escrita”, revela Papp.
Outra frente do negócio é a loja virtual da Amora Livros, que comercializa uma linha de ecobags, canecas, camisetas e presentes com frases que têm agradado o público, como “estou entrelinhas”, “preferia estar lendo”, “me ler é fácil, quero ver me interpretar”, e “me leia que eu gosto”, entre outras. Para o futuro, a ideia é expandir o negócio pela América Latina. “Uma das sócias é argentina e tem experiência com logística, então nossa ideia é começar a expansão por lá”, finaliza Papp.