O paulista Claudio Ramos, assim como muita gente, não gosta de passar roupa. A ojeriza à tarefa doméstica não virou uma pilha de peças de vestuário, mas uma oportunidade de negócio: ele é o criador da Mania de Passar, uma empresa cuja função é passar a roupa de seus clientes.
A empresa foi uma das atrações da Feira do Empreendeor SP 2018
A inspiração para a ideia surgiu em 2011. Na época, Ramos saiu de casa, em Guararema, e se mudou para Mogi das Cruzes. Morando sozinho, teve que aprender a cuidar da casa. Mas passar roupa era um problema. “Até busquei lavanderias, mas os custos eram muito altos. Percebi que havia ali uma oportunidade de negócio”, diz.
Naquele tempo, Ramos era funcionário do Sebrae e perguntou a um de seus colegas, Eduardo Fukuyama, se ele gostava de passar roupa. A resposta foi negativa e, logo depois, os dois perceberam que poderiam empreender juntos.
A ideia, no entanto, não foi para a frente por algum tempo. Só em março de 2016, após alguns meses elaborando um plano de negócio, a empresa foi oficialmente lançada. A primeira “passadora” da empresa foi a sogra de Fukuyama, Nadir Koba. “Minha sogra foi a pessoa com quem validamos todos os processos da empresa”, diz o empreendedor.
Posteriormente, a empresa ainda passou por um programa de capacitação da Oxigênio, a aceleradora da Porto Seguro.
No ano seguinte, na Feira do Empreendedor SP 2017, a Mania de Passar foi lançada oficialmente no mercado. Desde então, a empresa se tornou uma franquia. Hoje, a rede tem 70 “passadoras” parceiras em 11 estados brasileiros.
Em 2016, no primeiro ano da empresa, o faturamento foi de R$ 34 mil. No ano seguinte, a receita disparou: cresceu mais de 26 vezes e chegou a R$ 900 mil. Agora, a meta da Mania de Passar é ir mais longe. “Queremos escalar o negócio e continuar crescendo bastante. E livrando as pessoas dessa tarefa de passar roupas”, afirma Ramos.