Para evitar riscos de contaminação durante o período de pandemia do Novo Coronavirus (Covid-19), a Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) e as duas entidades que realizam o trabalho de coleta seletiva na Cidade orientam sobre a importância do descarte correto de equipamentos de segurança como máscaras e luvas. Os itens devem ser armazenados à parte em sacos plásticos, devem ser fechados e depois descartados dentro do lixo comum (preferencialmente na lixeira do banheiro). Estes equipamentos não devem ser colocados junto ao lixo reciclável.

As orientações seguem diretrizes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e mais detalhes sobre o assunto podem ser conferidos em http://www.abes-sp.org.br/.

O serviço de coleta seletiva em Praia Grande é realizado pela Cooperativa de Trabalhadores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida) e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar). Se a máscara e a luva forem jogadas fora de forma incorreta, elas podem acabar colocando em risco a vida destes trabalhadores e demais profissionais que atuam na coleta de lixo domiciliar e no transporte.

A Prefeitura tem incentivado o uso das máscaras de tecido, através do decreto 6943/20, que não são descartáveis, preconizando a higienização adequada destes materiais.

Imprimir