Rodrigo Rodrigues, diretor de vendas de soluções de marketing do Google Brasil, tem tido um primeiro semestre bem agitado: ele tem visitado várias regiões do Brasil para levar o conceitos de marketing online para pequenos negócios. É quase uma missão de catequização. Os pequenos negócios, que ainda sofrem com uma melhor infraestrutura de internet, usam pouco a web para vendas. Segundo pesquisa do Sebrae-SP, do começo de 2018, somente 34,2% dos empreendedores divulgam seus produtos na web.
A frente de caravanas e ações de capacitação, o executivo da gigante norte-americana tem como principal objetivo trazer assertividade nas ações de marketing digital para esses empreendimentos. Este ano, por exemplo, a empresa trabalhará de forma intensa com pequenos negócios durante o período de Black Friday.
“As empresas começam a entender agora que o meio digital oferece uma experiência mais completa de vendas”, afirma Rodrigues, em entrevista exclusiva para PEGN. Por isso, a empresa tem trabalhado em ações e tecnologias focadas nos empreendedores, como o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita para pequenas empresas, que tem ganhado atualizações nos últimos meses para o mercado brasileiro.
“A gente quer ajudar a educar o mercado. Se educamos, ao empreendedor ganha mais. E a gente ganha mais, porque vendemos mais”, afirma Rodrigues, em entrevista.
Segundo o executivo, outro exemplo do interesse do Google nos empreendedores brasileiros são o que chama de caravanas de capacitação, que acontecem pelo interior do país, em cidades como Recife, Salvador, Teresina, Natal e Brasília. O projeto tem como grande objetivo apresentar as funcionalidades do Google Meu Negócio para pequenas empresas que fogem do eixo Rio-São Paulo.
“A gente vê em projetos como esse uma oportunidade de apresentar o Google aos pequenos empreendedores. Queremos mostrar que é possível aplicar automação em empresas de todo os portes, em qualquer lugar do Brasil”, afirma Rodrigues.
Além disso, tem marcado presença em eventos como a Feira do Empreendedor SP, realizada pelo Sebrae-SP, considerado o maior evento de empreendedorismo do Brasil para quem está começando. “Queremos impactar ainda mais pessoas, porque sabemos a importância de se comercializar com o auxílio da internet.”
Black Friday
Mas a principal novidade, diz Rodrigues, será durante a Black Friday deste ano. Segundo o executivo, a empresa contará com ações exclusivas para o período, que só perde no número de vendas para datas como Natal e Dia das Mães. A ideia é ajudar negócios que não estão presentes no mundo digital a aproveitarem o aumento do número de vendas.
“Sazonalidade é um dos pontos que temos mais investido. Sabemos da dificuldade que os empreendedores têm em competir com as grandes empresas. Estar online já é o início de uma estratégia mais focada”, diz. A mesma prática deve acontecer durante o Natal deste ano. A empresa ainda não tem detalhes de como funcionará a ação.
O que também está no planejamento do Google é o investimento na customização de anúncios para os pequenos negócios. “O consumidor busca algo mais refinado”, afirma Rodrigues, que não é contra a ideia do panfleto. “O Google trabalha com assertividade. Quando o empreendedor nos procura, ele tem acesso a ferramentas mais precisas. É uma alternativa além do panfleto.”
Outra novidade ainda está sendo testada fora do Brasil, em versão beta. É o Google Local Services, tecnologia que conecta empresas e clientes a prestadores de serviço. Para Rodrigues, esse nicho de empreendedores poderá se beneficiar da aplicação. “Ainda não sabemos quando chegará ao Brasil, mas sabemos que atende.”
*com informações de Fabiano Candido, editor de Pequenas Empresas & Grandes Negócios